JESUS E AS MULHERES

04/10/2019


 Um breve Estudo da História

______________________________________________________________________________________________________

Introdução


A mulher historicamente sempre teve certa descriminação e acepção sobre sua atuação social, nunca tiveram muitas oportunidades na história da humanidade.Veremos resumidamente a um panorama da situação da mulher durante esses mais ou menos 6.000 mil anos (segundo a visão bíblica) da história humana. Queremos trazer três pontos principais desse estudo, em primeiro lugar: a situação da mulher no mundo pré-cristão, em segundo lugar: As mulheres no evangelho e por fim, em terceiro lugar: Algumas mulheres que aparecem (o nome) no ministério de Jesus.


A mulher no mundo pré-cristão

I). A visão do Antigo Concerto


Desde o nascimento eram "mal acolhidas" Passavam a contar apenas como objeto e propriedade de outros Vejamos: É propriedade do marido, se casada; propriedade do pai, se solteira, propriedade do cunhado solteiro, se viúva sem filhos. Assim pertencendo ao seu dono, não podia dispor dos salários do seu trabalho.


  • · geralmente sem nome, pertencente ao pai · depois do casamento propriedade do marido, ele governava como senhor absoluto · sem autonomia, não era nem contada entre os habitantes · se estéril, era relegada ou substituída, pela escrava · sua participação era passiva somente para procriação · convivia com a poligamia do marido, sem poder reclamar, pois a poligamia era aceita
Na religião 


A mulher sofria descriminação fisiológica, pois era considera impura durante os dias da menstruação. Nesse período, a mulher não ficava impura, mas tornava impuro tudo o que tocasse. Depois do parto permanecia impura durante 40 dias e se a criança fosse menina, seria o dobro. Depois de dar à luz, tinham que oferecer um sacrifício no templo para serem "purificadas" " (Lc 2,22; Lv 12,1-8). Não era impureza moral (como um pecado), era uma espécie de tabu. Elas eram marginalizadas (Mc 1,32; Mt 8,17; 19,13-15; Lc 8,2).

Nas religiões mundiais

"Para Sócrates, a mulher era um ser estúpido e enfadonho. Buda não permitia nem que seus seguidores olhassem para as mulheres. No mundo pré-cristão, as mulheres quase sempre não passavam de servas mudas, cuja vida só conhecia o trabalho extenuante e as obrigações de casa. Não é à-toa que uma oração judaica dizia: "Agradeço-te, ó Deus, por não me teres feito mulher".(do livro: Jesus, Mestre de Nazaré, pág.105,106) Um pouco da história ( mundo judaico).


Uma mulher judia sair de casa sem cobrir a cabeça era considerado ato tão ofensivo ao marido que este tinha o direito de repudiá-la e separa -se dela (sem direito algum para a esposa).

O homem bem educado jamais poderia se encontrar a sós com uma mulher Se a mulher fosse casada o homem deveria evitar olhá-la ou saudá-la. Um pai podia vender sua filha como escrava, após ela ter completado 12 anos. Fato pouco comum, mas que servia para manter a submissão feminina. As filhas tinham que ceder os principais lugares para os filhos e, inclusive, permitir que eles passassem primeiro pelas portas das casas.


As mulheres não tinham acesso ao ensino religioso e eram deixadas à parte nos cultos. Muitas outras opressões existiam contra as mulheres. Imagine a coragem e Jesus ao conversar com elas, instruí-las e tratá-las com dignidade.
______________________________________________________________________________________________
VEJA TAMBÉM
_______________________________________________________________________________________________
A mulher no Período Cristão

II). A mulher no evangelho

Veremos as passagens que citam personagens femininas em contanto direto com Jesus. Será apenas citações sem muitas explicações das referências. Jesus tem um tratamento e uma visão diferente sobre as mulheres do seu tempo, isso se reflete por todas as épocas futuras. Podemos dizer que há uma divisão da história em relação à situação da mulher na sociedade. Há uma história da mulher Antes de Cristo e depois de Cristo, e os evangelistas registram um pouco dessa mudança cultural da relação homem/mulher.

A). No evangelho segundo Mateus

Mateus registra que as mulheres eram marginalizadas também como eram as crianças e os doentes (Mt 8.17; 19.13-15).
Quero destacar duas passagens

1. A filha de Jairo (Mt 9.18-26; Mc 5.21-43)


Esse pai que estava com sua filha de 12 anos quase morta em sua casa e sua família chorava com ela. É um episódio interessante, pois Jairo demonstra seu grande amor,preocupação e cuidado com essa menina, que provavelmente era sua unigênita: Minha filha está a ponto de morrer; vem e impõe as mãos sobre ela para que seja curada e viva (Mc 5.23)
Esse cuidado é digno de atenção diante da sociedade discriminatória daquele tempo. Uma família poderia vender como escrava uma jovem com exatamente doze anos de idade, e faziam isso para se livrarem de dividas por exemplo.

2. Em relação ao divórcio e os privilégios ( Mt 19.7-12, Jo 8.1-11)


Um homem tinha plenos privilégios nesta situação, ele poderia deixar sua esposa por qualquer motivo e até alegando que ela queimou a comida, por exemplo.Jesus diz aos fariseus que Moisés deu as cartas de divórcio por causa da dureza do coração do povo (Mt 19.8). E além disso O homem podia ter várias mulheres, mas a esposa tinha que conviver com as concubinas em sua própria casa. (privilégio dos ricos). A noiva que tivesse relações com outro homem era considerada como adúltera, podendo ser castigada com a morte e pedradas; se fosse casada, o castigo era de estrangulamento. Para o homem não tinha castigo, veja no caso da mulher adúltera de João capítulo 8, apenas ela foi apresentada para também confrontar Jesus. Jesus não aprova essa atitude e diz que apenas em caso de fornicação poderia haver separação, como último recurso (Mt 19.9), assim ele desaprova os plenos privilégios dos homens.

Outras referências em Mateus

A mulher hemorrágica, Mt 9.20-22 A mulher Sírio fenícia(ou cananéia, a segunda pessoa no registro dos evangelistas que Jesus diz que tem grande fé: grande é a tua fé), Mt 15.21-28 Em relação ao divórcio e os privilégios, Mt 19.7-12 Deus(PAI) revela à mulher de Pilatos que Jesus é Justo, Mt 27.19-26 Na crucificação, estavam algumas mulheres que seguiram Jesus, Mt 27.55,56 (5 referências diretas)
B). Em Marcos

A primeira pessoa a quem Jesus apareceu depois da ressurreição Maria Madalena, de quem Jesus expulsou sete demônios, foi a quem ele primeiro apareceu depois da ressurreição e ela se torna a primeira anunciadora da ressurreição do mestre (Mc 16.9,10). Uma mulher foi a primeira pregadora da boa nova que Cristo ressuscitará, ela reconheceu-o, e obedeceu sua ordem em ir testemunhar desse acontecimento. Mas mulheres não eram aceitas como testemunhas, e na sinagoga era obrigatório a presença e no mínimo dez homens para começarem o culto, mesmo se estivessem presentes dezenas de mulheres. E quando ela chega aos discípulos eles ficam incrédulos e Jesus aparece e confronta a dureza de seus corações e Tomé só acreditou depois que viu e tocou em Jesus.

Outras referências de João Marcos

A cura da sogra de Pedro, Mc 1.29-31 Marginalizadas, Mc 1.32 A filha de Jairo e a A Mulher Hemorroíssa - Mc 5,21-43. A Mulher Sírio - Fenícia - Mc 7,24-30 uma mulher anônima unge a cabeça de Jesus com perfume de nardo puro, Mc 14.1-9 As mulheres seguiam e serviam Jesus, conforme, Mc 15.40,41 Maria Madalena e Maria mãe do Jesus homem observa onde o punham, Mc 15.47 Maria Madalena, Maria, mãe do Jesus homem, e Salomé foram ungi-lo no 1ª dia da semana, Mc 16.1s.
(08 referências diretas) 
_______________________________________________________________________________________________
Veja também
______________________________________________________________________________________________


C). Em Lucas

Lucas é conhecido também como o evangelho da mulher, por trazer muitos registros das muitas mulheres que ajudaram ou patrocinaram Jesus com seus bens. Jesus na casa de Marta e Maria ( Lc 10.38-42) Entrar na casa onde mulheres estão sozinhas ( ou seja: sem a presença de um homem), não era bem visto e o homem que era de "boa" conduta não fazia tal coisa. Mas Jesus era amigo de Marta, Maria e do irmão delas: Lázaro... Ele tinha costume de se hospedar na casa deles.
Maria escolhe a boa parte que é está aos pés de Jesus, como um bom discípulo... Está ao pé de um mestre era privilégio exclusivo dos homens.
Deus usa uma mulher para Cristo nascer e habitar encarnado neste mundo, Lc 1.26-38. Maria, mãe do Jesus homem, reconhece Cristo com seu Senhor e Salvador, Lc 1.46-55.

Outras Referências

A Viúva de Naim (Lc 7,11-17)
A Mulher Pecadora (Lc 7,36-50)
Seguidoras de Jesus, Lc 8,1-13;Lc 8.43-49
Marginalizadas, Lc 8.2
mulheres que abandonaram seus lares para seguí-lo, viajando com Ele,Lc 8.1-3
A filha de Jairo e a A Mulher Hemorroíssa , Lc 8.40-56
Jesus entra em casa de mulheres que estão sozinhas, como a de Marta e Maria,Lc 10.3842
A Mulher Encurvada, Lc 13.10-17
Sequidoras de Jesus, Lc 8,1-13;Lc 8.43-49
Jesus Elogia a atitude de uma viúva pobre, Lc 21.1-4
As mulheres ungem Jesus, Lc 23.54-24.1-12
( 13 referências diretas)


D). Em João

O destaque do evangelho do Filho de Deus é a mulher Samaritana no capítulo quatro(ver.1-42). Uma mulher gentia, eram consideradas como cães, e para complicar mais ainda era de um povo considerado impuro, e um judeu não ousava nem se sentar aonde se sentou um samaritano. E Jesus a esperou calmamente no poço de Jacó meio dia, para conversar com ela. Ela iria buscar água em um horário que nem uma outra mulher iria, ela tinha um bom motivo: não queria encontrar ninquém, pois sua fama não era boa. Jesus começa a falar com ela e diz da sua vida intíma: já era o sexto homem que ela estava e ainda não era seu esposo de verdade, depois disso Jesus se revela a ele como sendo o messias esperado. A primeira pessoa a quem Cristo se revelou de forma clara com o messias da promessa, foi à mulher samaritana.

Outras referências de João

A mulher adúltera, Jo 8.1-11 Jesus consola Marta e Maria, Jo 11.17-35 Maria, irmã de Lázaro, unge Jesus, Jo 12.3 Junto à cruz: Maria, a mãe do Jesus homem, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleôpas, e Maria Madalena, Jo 19.25 Jesus aparece para Maria Madalena Jo 20.10-18. (06 referências diretas)
__________________________________________________________________________________________
Veja também
___________________________________________________________________________________________
III). Algumas mulheres que aparecem (seus nomes) no ministério de Jesus
1. Maria, mãe do Jesus homem
Se fôssemos destacar o nome de algumas mulheres importantes no Antigo Concerto, destacaríamos o nome de três principais nomes: Sara (esposa de Abraão), Rebeca (esposa de Isaque) e Raquel (esposa de Jacó). O nome que se destaca no Novo Concerto é o nome de Maria,esposa de José e mãe do Jesus homem.
Ela foi agraciada por Deus para ser o canal pelo qual O cristo que se fez homem vinhece ao mundo, assim encarnando e habitando no meio do povo (Mt 1.18-25;Lc 1.26-Jo 1.14). O Espírito Santo poderia ter escolhido qualquer outra mulher segundo sua boa vontade, pois Maria não foi escolhida por ser digna de tal coisa, sim pela graça de Deus. Esse acontecimento histórico demonstra que Deus valoriza a mulher como um ser digno de participar da sua obra salvadora ou plano salvador para com a humanidade pecadora. A bíblia registra algumas palavras de Maria, a mãe do Jesus humanizado, é registrado palavras a respeito dela também, vejamos:

I).O que a Bíblia diz sobre ela
A). Que Antes de se casar com José achou-se ter concebido do Espírito Santo, conforme Mt 1.18.

II). Palavras de Maria na Bíblia
1. Ela pergunta ao anjo ( Gabriel) como iria ter um filho se ainda não tinha conhecido varão, assim registrou o evangelista em Lc 1.34

III). O que Jesus diz a respeito dela
1. Uma pergunta: " Mulher, que tenho eu contigo?, ainda não é chegada a minha hora ( Lc 2.4).

____________________________________________________________________________________________
Referencial teórico
_____Estudo: Jesus e as Mulheres: A Mulher nos Evangelhos Sinóticos Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto
Prof a. Dr a. Rosalir Viebrantz ___________Site: WWW.abiblia.org/index.php _____________Bíblia versão Reina Valéria em Portuquês


em breve teremos um artigo mais profundo desse tema



CONHEÇA À BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE

OBREIRO9- 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora