A DIFERENÇA ENTRE MISSIONÁRIO E MISSIÓLOGO

03/10/2019


  Estes dois homens têm chamados, disposição e ações diferentes, sendo, contudo, igualmente importantes para a pregação do Evangelho.


O Missionário é aquele que se dedica a pregar o Evangelho para a conversão de alguém à sua fé, especialmente entre povos pagãos.

O missionário precisa:

  1. Ter a chamada de Deus para este ministério.
  2. Ter espírito de servo.
  3. Ter amor ao próximo, fé, coragem, e estar disposto a se sacrificar pelas pessoas.
  4. Conhecer a Bíblia.
  5. Ter boa saúde.
  6. Ter conhecimento dos objetivos e características do trabalho que vai realizar.
  7. Fazer um treinamento transcultural caso seja chamado para trabalhar em outra cultura muito diferente da sua.
  8. Ter conhecimento da língua do povo para onde vai, ou a disponibilidade para a aprender.
  9. Estar disposto a dedicar muito tempo para aprender o idioma local.
  10. Conhecer a cultura, religião, hábitos e regras sociais do povo da região de destino para não cometer erros ou ofender alguém.

Jonathan Edwards - David Brainerd - William Carey - Adoniram Judson, David Livingstone - John Paton - Hudson Taylor, são exemplos missionários a serem seguidos.

O Missiólogo - É aquele que é versado em missiologia. É o especialista em missões.

O missiólogo é diferente do missionário como o astronauta é diferente do astrônomo. Enquanto o astrônomo é o cientista que estuda os corpos celestes como planetas, estrelas e galáxias, o astronauta é aquele que se aventura a ir aos lugares que o astrônomo estuda.

Enquanto o missiólogo formula estratégias missionárias, estuda a cultura de um povo, entre outras coisas, o missionário é aquele que vai ao campo testar as ideias e estratégias traçadas pelo missiólogo.

O trabalho do missiólogo existe porque o conhecimento que as igrejas locais têm para a realização de missões e o plantio de igrejas com sucesso no restante não evangelizado do planeta, muitas vezes é insuficiente.

  1. As vezes faltam instrumentos, tanto físicos quanto humanos.
  2. As vezes falta preparo prático.
  3. As vezes falta Instrução sobre como fazer, falta técnica, etc.; enfim, as vezes falta-nos um manual sobre "como fazer", (apesar do Livro de Atos), e é aí que entra o trabalho do missiólogo.

O grande desafio para o missiólogo é a preparação teológica e treinamento de obreiros para o envio, principalmente os transculturais.

O trabalho do missiólogo é de grande valor para o missionário porque através de um estudo Antropológico o missiólogo faz o mapeamento cultural do Povo que interessa à igreja local, define a hierarquia social, a hierarquia espiritual, as expressões ritualísticas e cerimoniais, a cosmologia[1], as cosmovisões e os costumes, além da linguagem interativa e as formas de comunicação do povo a ser evangelizado, facilitando muito o trabalho do missionário.

Em suma o missiólogo é aquele que levanta questões que são socialmente relevantes para a implantação de igrejas entre o povo ainda não alcançado afim de receber respostas biblicamente centradas, e ao final proporcionar uma transformação de vida real para este Povo através de um Evangelho que faça sentido na cultura dele e não apenas na mente e coração do missionário que o transmite.

O missionário é o homem da ação, enquanto o missiólogo é o homem do estudo. Enquanto um pensa em pregar, o outro pensa em como pregar. (Pr. Luiz Antonio)


Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? .

Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo




OBREIRO9- 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora